Lenno Oliveira

Colunista

Diretor executivo na empresa Portal O Guia

Bicho Solto

Os animais, são uns bichos interessantes.

Na proximidade das eleições municipais, a expectativa de que algumas leis saiam do papel e sejam realizadas, é bem grande. Não é preciso dizer que a cidade de Água Branca é dominada por animais, mas não no sentido figurado da palavra.

A muito tempo, um problema persiste nas ruas e avenidas do município, animais soltos. No início de 2017, foi criado um Projeto de Lei para legalizar o recolhimento de animais encontrados nas ruas, praças e jardins da cidade. Existia muita reclamações referentes a bois, cavalos e jumentos que perambulavam nas ruas.

Já em 2020, o que é de conhecimento de todos, são os cavalos que dominam o cenário municipal. Quem nunca topou neles???? Aparecem em todos os lugares, quando menos se espera, lá estão eles nas principais avenidas da cidade. Mas a pergunta que não quer calar é “ De quem é a Culpa?”.

Populares dizem que é do Prefeito Jonas Moura, pois é o gestor municipal e tem o dever de cuidar do bem público. Outros dizem que a culpa é do Secretário de Agricultura, pasta ocupada hoje por Marconio Lopes Farias Portela. Mas todos sabemos que os maiores culpados são os próprios proprietários, pois se não podem cuidar, não deviam ter posse de tais animais. E em caso de acidente, na forma do ART. 936 do CCB/2002, cuja redação transcreve-se: “O dono ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior”.

Ainda através de denúncias ao Portal, tivemos a informação que os animais só estão soltos, porque são de protegidos políticos do prefeito, pois todos os outros animais estão presos em seus devidos lugares.

Independente de quem seja o culpado, o importante é que apliquem a Lei e tirem os animais das ruas.

Comentários no Facebook