Lenno Oliveira

Colunista

Diretor executivo na empresa Portal O Guia

ÁGUA BRANCA CAPITAL DO COVID-19 NO MÉDIO PARNAÍBA

Água Branca como sempre se destaca das outras cidades da região do Médio Parnaíba, que engloba 17 cidades circunvizinhas.

O destaque dessa vez, não vem de seu comércio que a tornou a Capital Econômica da região, mas do elevado número de casos de infectados pelo Novo Coronavírus.  Os números se tornam alarmantes quando comparados com todas as outras cidades do conglomerado, a população total dos 17 municípios é de 135.025 Habitantes, com total de 1.409 casos e 44 mortes, Água Branca com 17.411 Habitantes(apenas 12,89% da população) detém 38,11% dos casos(537) e 52,27% das mortes(23), números significativos e desesperadores.

Levando em conta que o Prefeito só faz o que o Governador manda através de seus Decretos, observasse um total descontrole nos setores que deviam conter o vírus, nas Barreiras Sanitárias têm pouca ou nenhuma fiscalização, infelizmente a maioria dos Bombeiros Profissionais Civis perderam o animo, talvez pela falta de apoio nos locais. Já o Comércio reabriu, mas sem nenhum planejamento. O Prefeito Jonas Moura, está preocupado apenas com a Obra que começou a realizar, percebe – se na grande divulgação nas suas redes sociais e dos funcionários da Prefeitura, até folhetos ilustrativos foram distribuídos pela cidade. Alguém recebeu FOLHETOS sobre os cuidados a serem tomados na PANDEMIA, distribuídos pela Prefeitura? Até os carros de sons sumiram, o que vemos são apenas máquinas e diversos trabalhadores aglomerados.

Já falando em testes, observamos no boletim da Secretária Municipal de Saúde que existe uma pequena quantidade de testes realizados, se tomarmos por base a cidade de Floriano (431 casos e 10 mortes), o Secretário de Saúde deu uma entrevista ao Piauí TV essa semana e falou que já foram realizados mais de 9 mil testes, apesar de a cidade ter em torno de 60mil habitantes mostra que Água Branca já devia ter realizado em torno de 3mil testes, mas o Boletim Covid 19 – Água Branca de 29 de Julho, mostra 524 casos e 1.549 testes realizados, apenas a metade do ideal. O que preocupa é que a cada 03 pessoas testadas, tem 01 pessoa contaminada, número absurdamente elevado.

Para finalizar, deixamos o seguinte pedido aos responsáveis pela administração da Saúde Municipal “FAÇAM MAIS TESTES”, não adianta o povo sentir os sintomas e o médico passar remédios com se tudo fosse uma gripe normal ou como se a população tivesse com vermes, parem de mandar o povo para casa com a dúvida de estar infectado e o perigo de transmitir o vírus para os familiares, novamente “FAÇAM MAIS TESTES” o quanto antes. Não é apenas FICAR EM CASA e USAR MÁSCARA, que ajuda no combate ao COVID – 19, o quanto antes for diagnosticado, mas rapidamente é curado. A PREVENÇÃO faz parte da solução. #maistestes.

Comentários no Facebook